Reconhecimento e Gratidão

"De que vale um mundo colorido quando se é cego?" é uma frase que exemplificaria bem o quanto somos "cegos". Todos percebem quando está chovendo e precisam sair, mas quantos agradecem pelo Sol brilhando nos demais dias? Ou quantos são os que se apercebem que aquela chuva é necessária quando ninguém mais aguenta o Sol causticante de tantos dias, ou quantos agricultores estavam ansiosamente torcendo por ela?
Está cada dia parecendo mais que, pra darmos valor a algo, precisamos estar necessariamente pagando por isso. Para valorizarmos cada dia saudável temos que estar doentes ou sair para comprarmos remédios. Exemplo clássico...
Ainda tem água para beber? Uma sombra pra refrescar? Ar puro pra respirar? Uma casa e uma cama para dormir? Comida saudável? Para as pessoas como eu e a maioria de nós brasileiros, a resposta normalmente é sim. Mas para cada frase acima consegui me lembrar de locais onde há uma severa escassez de cada recurso mencionado.

Ouço também comentários do tipo: não vejo a hora de morar fora da casa de meus pais, ou como eu odeio "fulano". Aí mais tarde, lembra o quanto era bom ter alguém com quem conversar em casa, ter comida preparada, roupa lavada, alguém para cuidar e acompanhar ao médico quando estiver enfermo. Eu moro sozinho e digo que é um problema adoecer, assim como é chato voltar cansado para casa e ter que lavar, passar, cozinhar, varrer, organizar, etc. Sendo sincero, tem dias que só quero chegar em casa e cair na minha cama.

Dizem que devemos sempre olhar a vida como se fosse uma pilha. Sempre analisando o fato de que, por mais que algo vá mal, SEMPRE há um lado positivo, mesmo que seja a longo prazo.

Não é fácil ser uma pessoa grata, pois primeiro necessitamos aprender a sermos atentos. Eu mesmo falho muito nesse sentido, mas é bom lembrar desse assunto sempre pois isso nos ajuda a refletir.

Acabei de ligar no restaurante aqui do hotel pra dizer à cozinheira que nos visita hoje que a comida estava uma delícia. Todo mundo que estava comigo no refeitório fez o mesmo comentário. Ela não pôde ouvir isso deles, mas creio que informá-la disso lhe dará uma alegria muito grande e motivação para continuar fazendo um ótimo serviço.

Gratidão é combustível de motivação. Ninguém faz nada se pensar que está fazendo à toa. E um gesto de gratidão às vezes é algo tão pequeno mas que produz enormes resultados.

Que consigamos cultivar nossa percepção e gratidão e façamos o dia das outras pessoas mais felizes assim como o nosso. Uma sábia frase diz: Há mais felicidade em dar do que há em receber. Gratidão se dá e se recebe. Ganho duplo...


Gratidão, segundo a Wikipédia é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguem que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Um comentário:

  1. Bha, você nunca pensou em escrever um livro cara, não custa tentar né, pois talento tu tens pra isso. Cara, tu escreve muito bem...

    ResponderExcluir