
Com apenas algumas gramas e com grandes feitos... essa poderia ser a descrição desse órgão que muita fanfarrice cria, a língua.
E o pior é que ela não vem com manual de instruções. A gente aprende a utilizá-la de acordo com o que vivenciamos. E para ela não há limites, tanto para o bem quanto para o mal. Muitas guerras já foram vencidas com palavras, sem se precisar empunhar uma única arma, e quantas guerras foram também iniciadas da mesma forma... Mas, por outro lado, quantos ânimos foram restaurados, quantas pessoas foram salvas por algo que lhes foi dito.
Basta andarmos um pouco prestando atenção ao que é dito à nossa volta. Escutaremos desde declarações de "eu te amo" até um vulgar "filho da puta" em um mesmo ambiente (digamos que a segunda expressão tem se tornado mais popular em virtude do esfriamento do amor entre as pessoas).
Estou considerando nesse post apenas o uso idiomático da língua e não seus aspectos e usos físicos (caso tenha algum gourmet ou sem-vergonha lendo esse post...).
Tenho visto pessoas realmente feridas porque ouviram coisas cruéis da parte de outras pessoas. Isso é horrível, pois ferimentos físicos cicatrizam mais rápido...
Eu mesmo já falei e escrevi coisas das quais me arrependo no fundo da alma, mas como diz o ditado, "uma palavra dita não volta atrás".
Ao inverso também, fico muito feliz quando consigo agradar alguém ou quando sei que alguma pessoa amada também recebeu elogios ou agrados. Ouvi essa semana mesmo uma frase que nunca havia ouvido de alguém e fiquei um bom tempo pensando naquilo com um sorriso no rosto. Um hóspede argentino que estava indo embora estava no balcão no meu horário de saída e então ao passar por ele me despedi cordialmente dele, desejei boa viagem e os votos de que retornasse no ano seguinte. Sua frase final foi "Gracias por tu sonrisa" (Obrigado pelo seu sorriso). Aquilo me fez pensar que ele estava em algum momento ruim, no qual meu sorriso foi bom o suficiente para que ele o agradecesse. E essas palavras dele foram Demais!
Algumas palavras realmente podem nos fazer ganhar um dia, um mês, um ano ou até uma vida!
E sempre tem aquelas palavras que desejamos ouvir de alguém especial, mas nunca chegam, ou porque a pessoa não se toca ou porque nem encontramos essa pessoa especial.
Então que sempre cuidemos bem de nossa língua e a utilizemos da melhor forma, sempre deixando as pessoas amadas com nossas melhores palavras e lembrando que não importa quanta ira tenhamos, isso não nos dá o direito de sermos cruéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário