Vulgarizando a palavra "AMOR"


"EU TE AMO" uma vez significava algo. Significava aquilo que as pessoas sempre sonhavam encontrar. Já hoje, ouvir essa frase é tão fácil e comum quanto ter arroz no almoço. Quanto ao significado a realidade é outra. Achar alguém que fale esta frase com um significado realista e sincero é tão fácil quanto gabaritar uma prova de física nuclear sem nenhum conhecimento.
As pessoas confundem demais auto-satisfação com amor. Querem que a outra pessoa seja seu ponto de fuga, sua válvula de escape. E quando acham alguém que supra alguma de suas necessidades mais forte chamam isso de "amor". Mas dá pra ver claramente quando isso acontece. É só esperar pra ver quando dá errado. A atitude infantil dos envolvidos claramente se demonstra pela forma que um trata o outro. Já passei por isso...

Mas agora realmente lanço a polêmica sobre esta palavra, "AMOR". Cada pessoa parece ter desenvolvido seu próprio conceito sobre ela. Temos desde o conceito bíblico de Coríntios até o conceito de Contos de fadas.
Pra mim, amor é mais atitude do que teoria. Mais realidade do que sonhos. Claro que além da razão envolve a emoção, mas não há como uma coisa existir sem a outra e nem tampouco se existe se a emoção superar a razão. Seria como ficar esticando um elástico sonhando que ele jamais vai estourar... no final somente machucam-se os dedos...

Mas, nem todo mundo vai pelo meu conceito, e os que normalmente vão acabam assim como eu, sozinhos. Porque não acreditam em relacionamentos relâmpagos com desconhecidos, ou com a normal atitude de "pegação" (fica um dia com cada criatura). Mas, para pessoas como nós, vale o ditado do antes só do que mal acompanhado.

Também é engraçado como pessoas carentes parecem sempre ser nossa alma gêmea. No meu último namoro, quando conversava com a pessoa sobre o que procurava em alguém a pessoa dizia "você está me descrevendo". HA HA. Eu acrditei. Quando conheci a pessoa percebi que não daria certo. Não que ela fosse uma má pessoa, mas não era como "teoricamente" seria. No final acabei o relacionamento, pois não me sentia seguro da existência real de um sentimento, eu parecia mais estar sendo uma válvula de escape do que um "companheiro".

Bom, ninguém costuma comentar no blog mas seria interessante saber o que cada um define como amor e o que pensa sobre isso.

Apenas queria desabafar um pouco, lamentando o quanto passou a ser vulgarizado um sentimento que jamais deveria falhar...

Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

3 comentários:

  1. O amor?
    Ah o Amor,para mim o amor tem varios significados e tb varias vertentes,mas todas as formas de Amor tem igual sentido no meu ponto de vista, pq pra mim o respeito é o significado maior dessa palavra.
    Tpw pra mim quando Jesus falou:AMAI uns aos outros como eu vos AMEI.
    ELE quis dizer:RESPEITAI como os RESPEITEI a todos.E não temos q esperar q os outros nos sejam perfeitos,afinal todos estamos longe de sermos,só temos q nos aceitar...Se me empolgar acabo falando d+.Bom mas ae no contexto trata da banalização do sentimento q acho mesmo q acontece muito em relações amorosas, o q sinceramente não concordo, já deixei de falar "eu te amo" para não ser mau interpretada pq penso no peso q essas palavras podem muitas vezes exercer sobre algumas pessoas.
    Devemos sim pensar duas vezes antes de prosseguir falando de amor pra quem não queremos levar, pq o fardo pode pesar mais à frente, se não de uma forma mais de outra.
    Por isso fale "eu te amo" mas com certeza e com o seu significado maior RESPEITO.
    Alisson, Ti amuuuu rsrsrsrsrs!Se advinhar me manda msg msn.

    ResponderExcluir
  2. Ah, as palavras...
    Palavras podem ser ditas, lançadas ao vento em qualquer momento. Não há para isso a necessidade de veracidade em seu conteúdo.
    É por isso que valorizo os gestos. É esse falar silencioso que, para mim, é mais valioso, belo e verdadeiro.

    Temos que estar mais atentos aos gestos de amor. Muitas pessoas não conseguem proferir certas palavras mas os dizem através de cuidado, carinho, carícia, companherismo.
    Saibamos, pois, interpretar também os gestos. Ficarão admirados ao perceber que são verdadeiros brados.

    No mais, essa sua postagem, excelente como sempre, me lembrou a uma canção do Renato Russo: "... E hoje em dia como é que se diz eu te amo?". Bela canção, aliás.

    Ótimo tema, ótimo blog. Tinha que ser coisa sua mesmo. ^^
    Beijos, Al.

    ResponderExcluir
  3. Alisson,
    Parabéns pelos teus posts. Sempre elogio por outros meios, mas nunca por aqui.
    Estou entrando para dizer que teu blog é um sucesso, pelo menos para mim. =D
    Beijos, Isa

    ResponderExcluir