A complicada escolha de carreira!

"Estude meu filho, só assim vai ser alguém na vida!" - Quem já não ouviu essa frase vinda principalmente de nossos pais e parentes mais próximos. Ouvir é fácil, fazer é complicado.
Nem todo mundo consegue ir para as tão cobiçadas faculdades. Mesmo as federais. isenção de custo com estudo não significa isenção de valores de material, habitação, alimentação e vestuário, por exemplo. Aí, para poder estudar o "indivíduo" acha um "trabalho" de meio período e se mata entre ele e os estudos. Lógico que sempre tem aquele que é bancado por algum paitrocínio, mas sortudo são esses. Idiotas no caso daqueles que não aproveitam e só se importam com diversão.
Mas ainda há outra questão. Quantos dos alunos vão aproveitar o que aprenderam em sua faculdade como "carreira"? Só poderiam fazer isso se conseguirem exercer a profissão estudada ou se utilizarem do status de "ensino superior" na prestação de concursos. Só os patrocinados têm condição de criarem suas próprias firmas ao final dos estudos.
Aí, levamos em conta a quantidade de pessoas com diplomas e trabalhando em áreas diferentes (normalmente a que tiveram que exercer pra bancar seus estudos), desempregados ou que simplesmente fizeram um curso ou mesmo a faculdade por vontade de seus pais ou tutores.
vamos lembrar que "Carreira" é diferente de trabalho ou simplesmente emprego:
Trabalho = você faz algo e ganha como resultado;
emprego = você é reconhecido e ganha proporcional ao seu cargo;
carreira = você trabalha, ganha o proporcional e tem margem para progredir cada vez mais no seu ramo.
Todo mundo tem que pagar suas contas, é óbvio, mas pra isso qualquer trabalho serve. Mas e quem deseja ter reconhecimento pessoal e profissional, ir além, alguém que tenha ambições e desejos?
bom, provavelmente essa pessoa vai penar bastante e fazer parte de uma minoria. porque além das oportunidades, vai precisar contar também com as condições necessárias e ter uma personalidade muito forte pra não ir apenas na conversa dos seus conhecidos que, sempre, tentam influenciar nas suas decisões.
Portanto, se você quer ter uma carreira, finque o pé no chão, organize desde cedo suas metas e não se desvie delas por nada. e tenha uma boa sorte, pois não é nada fácil conseguir algo mais do que um "trabalho".

Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Um comentário:

  1. Um tema super atual e discutido. E eu, inclusive, estou passando exatamente por esse processo: tentar ingressar na universidade pública.
    No meu caso, eu já estudo dentro da universidade pública, porém fazendo cursinho. E estar naquele ambiente, estar lá dentro, convivendo com os estudantes e tals, me faz ter uma idéia super diferente do que é isso.
    Estudar é difícil, admitemos. Tem que ter muita paciência, disciplina, dedicação, tempo e tudo mais. Mas, acreditem-me, é uma chance incrível que talvez só se perceba olhando de perto.
    Além disso, só de estar estudando para passar, já se pode considerar-se um vencedor. Afinal quantos se perderam pelo caminho! Quantos não conseguiram completar o fundamental, o médio... E dos que completaram, quantos não saíram analfabetos ou analfabetos funcionais. É um sistema cruel.
    Eu tenho a plena consciência de que já estou muito longe, só de poder almejar ingressar na universidade pública. Enquanto para tantos outros, infelizmente, nem isso lhes está ao alcance.

    ResponderExcluir