Já ouviu a expressão: "É só uma mentirinha!"? Pois bem, há quem imagine haver uma distinção entre diferentes níveis de mentira. Mentirinhas simples, só pra salvar o couro ou evitar uma bronca. Mentiras maiores para negociações ou conquistas. Quer saber, tudo bobagem. Mentir é mentir e pronto. Como diz uma amiga minha, é feio mentir depois dos cinco. Na real, é feio mentir sempre. E mentir é um hábito. Quem mente em pequenas coisas vai mentir nas maiores e vice-versa. Chega a um ponto em que o mentiroso chega a acreditar na própria mentira para tentar torná-la convincente, chega a ser ridículo. A mentira destrói relacionamentos, estruturas governamentais, crenças, religiosidade, hábitos e a todo mentiroso e aos que se envolvem nas farsas.
Vamos derrubar todo um sistema religioso? O Ocidente é um povo predominantemente cristão, certo? Agora vamos imaginar que Jesus tivesse dito só a "mentirinha" de que ele era só um humano comum. Explica agora o resultado!
É só um exemplo.
Encarar a verdade é nobre, mesmo quando pode lhe trazer prejuízos. Se algo aconteceu de ruim, paciência, assuma as consequências.
O mentiroso é um pequeno ser venenoso. Eu digo pequeno porque numa mentalidade adulta, não há espaço para enganos e farsas. Mas saiba diferenciar mentiras de ocultação. Não é porque é errado mentir que você vai sair contando tudo. Nunca diga coisas a quem não é necessário saber. Se disser, torne-se responsável pelas suas palavras. Saiba a verdadeira intenção por trás do que você diz ou não diz. Às vezes você pode mentir em silêncio, só por ter transmitido propositadamente uma idéia errônea. E isso não vai ser um alívio para sua consciência caso ainda tenha uma.
O motivo desse post? Expressar meu desgosto por mentiras e mentirosos e deixar bem claro que a verdade ainda é e sempre será o melhor caminho!
Formulário de contato
Autor
Álisson Alves nasceu Bagé, Rio Grande do Sul, tem 32 anos. É escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:
Postar um comentário