O significado de Perdoar


Errar todo mundo erra. Perdoar já é diferente, Não nos diz há muito tempo a frase "Errar é humano, perdoar é divino"? O ato de perdoar, praticado por humanos não é motivo para achar que está demonstrando uma qualidade superior. Na verdade, o perdão é necessário e benéfico, não algo milagroso. O perdão precisa ser entendido para então depois ser praticado. Você já parou para pensar o que significa perdoar?

A Wikipédia nos traduz a palavra perdão da seguinte forma:


"perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição."


Interessante não? Mas é como ler o manual de instruções de um carro sendo que nunca dirigiu um. A prática do perdão envolve muito mais do que isso. O perdão é um sentimento que precisa surgir quando outro sentimento está agindo, o ódio. Estar ressentido por alguma coisa é estar afligindo o próprio ego, é estar lutando contra um sentimento muito forte. É querer uma compensação já que o passado não pode ser simplesmente desfeito. Este é o motivo de o perdão ser tão difícil de ser aplicado. Você não vai simplesmente esquecer o passado e o fato de ter que ignorá-lo, intencionalmente, dói. Mas sem o perdão sincero, tudo o que se pode esperar é que este ressentimento e ódio cresça e gere um novo círculo, o que vai consumindo os bons sentimentos de quem o sente e afetando a todos que cruzarem pelo seu caminho.


Uma mágoa é como um pedaço de lixo que alguém joga com força em você. E você pega aquele pedaço de lixo e sai carregando consigo. Você nem percebe o quanto você fica repulsivo carregando aquele pedaço fedorento de lixo, só esperando para jogá-lo de volta em seu agressor. Mas, nesse meio tempo, você já está imundo, repeliu as pessoas da sua volta, adoeceu por causa do contato constante com o material podre que por causa do orgulho ferido insiste em segurar.


O perdão age como purificador, ele lhe faria largar o lixo e ir se banhar. Ele atrai as pessoas e resolve situações. Esse é o verdadeiro perdão. Ele não envolve esquecer, ele envolve o aprender e o acreditar. Acreditar que você não vai deixar a situação se repetir no futuro e a situação do passado lhe afetar.


Na minha opinião, o maior inimigo do perdão é o orgulho. Perdoar envolve abrir mão de uma parte de si em prol de melhora futura. Mas o orgulho precisa ser controlado. Você precisa ter o necessário para ter seu amor-próprio mas não mais do que isso.


Para se aplicar o perdão, precisa-se primeiro ter aprendido sobre o que lhe faz necessário, entender o problema, aceitar as imperfeições, e aí lidar com ele de uma forma que vise beneficiar a todos. É difícil, mas necessário. 


Portanto, sejamos perdoadores.


Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário