Unicidade


Embora sejamos todos humanos nos diferenciamos drasticamente como indivíduos únicos. Estava pensando agora como isso se demonstra no dia a dia. Existe aquela pessoa otimista, que não importa o que aconteça, ela vai levantar a cabeça e seguir em frente. Existe a pessimista, que ignora quando boas coisas acontecem porque sempre espera pelo pior. Existe a auto-suficiente, que estaria tão feliz em estar sentada na frente da TV, sozinha, com um balde de pipocas. Existe a dependente, que nem se dá ao trabalho de fazer pipocas se não tiver com quem compartilhar. E assim por diante, todos tem suas diferenças, seja em um ponto ou em outro. É como diz a música do Engenheiros, ninguém é igual a ninguém. O único problema é quando as pessoas não entendem essa unicidade e fazem julgamentos de outros baseados na sua própria vivência e personalidade. Mesmo se fosse um clone da pessoa, as experiências de vida não seriam as mesmas, consequentemente, o aprendizado e formação intelectual e emocional também seriam diferentes. Esses julgamentos machucam aos outros, principalmente quando vem em forma de críticas ou sarcasmo. Vou dar um exemplo pessoal. Já fui criticado (não somente uma vez mas várias) por ficar muito tempo na frente de um computador. Chegaram a fazer cara de retardado e a dizer que isso era um vício pra mim. Agora, o detalhe é que quem me criticou assim parece uma chaminé de olaria. Acende um cigarro atrás do outro e ainda pesteia o ambiente dos outros e não faz idéia do mal que causa porque simplesmente não se importa. E ainda quer julgar outra pessoa? E que diferença faz eu gastar meu tempo com eletrônicos se convivo com eles desde criança? Cada um tem seus gostos e respeito é importante. Se meu hábito não prejudica ninguém, porque vir me criticar? O importante é aprender a conviver com as diferenças e encontrar os pontos "comuns", isso gera verdadeiros vínculos. Quando precisam que eu ache alguma coisa no computador ou faça algum documento ou manutenção, ninguém reclama dos meus conhecimentos. 
Lembrem-se da história das 3 peneiras, facilmente encontrada no google para quem quiser pesquisar, para levar um assunto adiante pergunte-se: é verdade? é benéfico? é útil? - caso falhe neste teste, nem leve adiante. Essa é uma ótima teoria para respeitar a unicidade de cada um e manter o respeito mútuo.

Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário