----- // ----
A Tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto - autor desconhecido
----- // ----
Antigamente a gente perguntava para as pessoas que encontrávamos na rua aonde elas moravam, qual o telefone de casa delas e costumávamos fazer visitas periódicas ou convites para alguma atividade. Hoje as perguntas para pessoas que nunca vimos pessoalmente são do tipo skype, msn, facebook. Nunca as visitamos e raramente combinamos algo fora do mundo virtual. Há casos de pessoas que conversam seriamente por celular, face ou sms estando dentro de um mesmo ambiente físico.
Afirmo que a tecnologia atual possibilita manter um contato com pessoas distantes de uma forma mais conveniente do que longas viagens ou cartas que levariam 1 semana para chegar ao destinatário como antigamente. Mas, acontece que a tecnologia hoje permite a falsidade em larga escala e acaba sendo um grande incentivo à preguiça. No mundo virtual você pode parecer ser o que quiser, ter a personalidade que quiser e ninguém vai poder questionar isso sem uma aproximação e convívio.
Eu conheço pessoas há anos por causa da internet, algumas vi uma ou duas vezes, outras nunca estive cara a cara. E, mesmo assim a gente chama essas pessoas de amigos, amigas, colegas. É estranho quando pensamos assim. Será que não é um pouco de exagero ou ingenuidade acreditar no que pode ser facilmente dito por qualquer pessoa? O que essas pessoas já fizeram de "real" por você?
E cada dia que passa a internet vai ficando mais fútil e as pessoas sendo influenciadas por ela. O que antigamente já era só um passa tempo, chamado CHAT ou bate-papos em portais hoje são Disks-Sexo, em outras palavras. Coisas úteis ou de bom gosto e humor são raramente encontradas nas atualizações do facebook em comparação com a quantidade de campanhas anti maus tratos que trazem imagens chocantes, solicitações de joguinhos, propagandas de páginas à toa, etc. Só pra relembrar, facebook é uma rede SOCIAL e não uma rede meramente publicitária mas, se você posta coisas sobre você lá, alguém já reclama...
Sem contar que a internet tem desvalorizado a pessoa em si, como ser real. Pessoas entram e saem rapidamente na sua vida pelos meios virtuais, você não precisa criar vínculos. As pessoas vão estar ali pra quando você precisar e no momento seguinte você pode esquecê-la ou passar pro próximo contato online no momento. Você pode falsamente massagear seu ego o quanto quiser e depois deslogar, simples assim. Tá com raiva, escolhe uma vítima e "solta os cachorros", desloga e pronto, se a pessoal lhe bloquear ou excluir, depois aparecem outras...
É triste quando boas iniciativas e intenções desaparecem por causa de mentes fracas e fúteis. E essa tendência muquirana é contagiosa e se espalha em níveis alarmantes. Aparece lá em uma página que tem 5 mil seguidores pedindo pra você comentar "\o/" até atingir 5 mil comentários ou compartilhamentos para ajudar um personagem de ficção e lá vai a "manada" toda seguir as instruções. Você posta algo inteligente ou acompanha algo inteligentemente selecionado para uma postagem e percebe que tem no máximo umas 20 pessoas acompanhando.
Tenho medo deste mundo quando essa nova geração se tornar adulta, quais serão os reais valores humanos e o que vai acontecer quando descobrirem que nem tudo acontece na frente de uma tela.
Isso sim me dá medo, quando a Tecnologia passa de uma Bênção à uma Maldição.
Formulário de contato
Autor
Álisson Alves nasceu Bagé, Rio Grande do Sul, tem 32 anos. É escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:
Postar um comentário