Hoje está cada vez mais difícil de se desenvolver confiança com outras pessoas. A dissimulação virou uma arte e a hipocrisia toma conta de uma massa cada vez maior da população.
Dizem que costumo analisar as pessoas que entram em contato comigo e, diga-se de passagem, que normalmente as pessoas odeiam ser analisadas. Mas agora convenhamos, como você vai abrir a guarda e começar amizades com pessoas totalmente estranhas? Impossível. Ao menos, prestando atenção em algumas coisas você já pode ter uma idéia do tipo de personalidade que a pessoa tem e aí decidir se quer se aproximar ou não.
São coisas simples, quase todo mundo faz isso mas involuntariamente e acaba por perceber as respostas somente mais tarde. Alguns exemplos do que se pode analisar em uma pessoa nos primeiros contatos.
- Como a pessoa se apresenta.
Quando a pessoa se apresenta você já tem uma boa pista se ela é tímida, extrovertida, bem humorada, receosa, antipática, educada, etc. Preste atenção a gestos espontâneos, sorrisos, cabeça abaixada ou demasiadamente erguida, tom e constância da voz, etc. Esse momento inicial é um dos mais importantes. Realmente a primeira imagem transmite muita coisa.
- Como a pessoa se veste.
Roupa não define caráter, concordo, mas dá uma boa pista sobre ele. Roupas amassadas, coloridas, temáticas (bandas, animes, etc), tudo isso dá pistas sobre a pessoa. Você pode até vir a adivinhar muitas coisas prestando atenção à isso. Inclusive pode utilizar algo das suas deduções para iniciar conversas com a pessoa.
- Como a pessoa lida com outros
As pessoas são constantes! Portanto, se ela trata mal uma pessoa sem motivos preste atenção, mesmo que esteja tratando você bem. Não existe uma personalidade a ser usada para cada pessoa e, caso realmente exista, essa pessoa tem transtornos. Mas preste atenção se isso é uma tendência geral (de tratar outras pessoas mal) ou casos isolados que tenham motivo histórico para isso. Dizem, e é verdade, que quem trata mal um garçom não é uma boa pessoa. Pensem nisso.
- Como a pessoa fala
Quais são os assuntos favoritos da pessoa durante a conversa? Se ela tende a falar de outros, imagine que gostoso será quando ela estiver com esses outros e falando de você. Agora, se a pessoa consegue participar de conversar de qualquer teor, acredite que possa estar diante de alguém com cultura e que possa lhe acrescentar muito como ser humano. Teste, troque os temas das conversas, questione opiniões e veja o que sai.
- Como a pessoa escreve
Muitas pessoas conhecemos por internet e nossa principal forma de contato é por chat. Se você ainda não desenvolveu a habilidade de ver por trás das palavras escritas, pratique. Pense no que a pessoa poderia ter respondido ou dito e o porque resolveu usar aquelas palavras. Veja no que ela foca quando fala, se só fala sobre si, se toma iniciativas em conversar com você, como ela lhe trata, o que escreve em seus posts (regra para uso em redes sociais), etc.
São apenas algumas dicas. Para quem gosta de analise comportamental indico livros como "Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus" e "O Corpo Fala".
Lembrem-se, atenção é tudo mas não sejam indiscretos e evitem utilizar deduções como regras e verdades como armas.
;)
Formulário de contato
Autor
Álisson Alves nasceu Bagé, Rio Grande do Sul, tem 32 anos. É escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:
Postar um comentário