Disfarces

Duas frases antes de iniciar o texto:

-O sorriso não é sempre "o melhor remédio", às vezes é apenas "o melhor disfarce". -Enéas
-"Há dias que o melhor disfarce é cortar cebola..."-NalvaSol

Quem nunca omitiu fatos, palavras, ações, sentimentos...
Quem nunca vestiu um casaco ou máscara imaginária e andou pela rua ostentando uma aparência tão real quanto um quadro do famoso pintor Mozart.
Disfarces são coisas temporárias mas eficientes para alguns momentos. No momento que se vive com um disfarce ele passa a ser a realidade e o opcional é viver naturalmente.
Também existem as pessoas que enxergam por através destes disfarces. "Odeio" essas pessoas, no sentido figurativo é claro. Isso porque sim, eu uso disfarces no meu dia a dia. Pelo bem de outras pessoas ou por não ter a coragem de mostrar que estou vulnerável eu opto pelos disfarces. O meu principal é o sorriso. Enquanto o mundo está rindo ele esquece de tudo o que está acontecendo. Mas sempre me deparo com algumas pessoas que não fixam os olhos no sorriso mas sim nos meus olhos, a janela da alma como dizem. Elas percebem o disfarce antes dele ser removido e lá se vão as minhas defesas. Pra minha sorte, as pessoas que tem esse dom não são ameaças. Ao menos isso. 
Mesmo assim, com o tempo as coisas acabam se revelando, mesmo que em partes. Em dias como esses às pessoas chutam de tudo pra tentar entender por qual motivo, do nada, você está diferente. "Que voz é essa?", "Cansado?", "Que sono hein!", "Você está estranho!", "Você está bem, está com o rosto inchado!", e assim vai. Esse estava sendo o meu dia enquanto o restante das coisas não estavam indo ao chão ou parando de funcionar do nada ao meu redor. Fora as pessoas reclamando de tudo, xingando, dando bronca. É, tomei bronca hoje. Por chegar 10 min atrasado no serviço à tarde sendo que saí meia hora depois do meio dia porque estava atendendo clientes. Eu só admiti que cheguei atrasado mas não contei que foi porque estava precisando lavar meu rosto, tirar o sangue do lábio que mordi e tentar desinchar a cara pra aparecer no serviço "sorrindo".
Dias cruéis como esse lhe impedem de colocar novamente o disfarce porque você já foi percebido. As pessoas já perceberam que "há algo errado", agora eles buscam "o que está errado". Algumas acertam na lata, outras não. O problema é que mesmo usando disfarces não consigo mentir, então mesmo no silêncio eu acabo entregando minhas respostas. É o que acontece com os covardes. Eles sofrem sempre mais de uma vez. Quando são covardes, quando lembram de quando foram covardes, quando percebem o que perdem por ser covardes, e quando são lembrados pelos demais. 
Disfarces = covardes. Mas não tem jeito, a vida me deixou assim. Não é uma justificativa, só uma explicação. Mesmo um covarde pode usar seus disfarces para não prejudicar outros e não só a si mesmo. Às vezes uma coisa está ligada à outra e aí é que residem os problemas. 
Como um bom covarde, não vou dizer aqui por qual motivo estou escrevendo essa asneira toda, basta pra mim escrevê-la. Quem um dia já foi covarde vai entender o que escrevi...


Álisson Alves

Alisson Alves é o autor do Blog Gente Incomum, escritor, blogueiro, e nas horas vagas curte jogos online, tocar violão e ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário